Autoamurel

Pesquisa


Busca avançada


Dicas automotivas

Dicas para revisão em som automotivo

Se você pensa que só a mecânica do carro precisa de revisão está muito enganado. Talvez não saiba, mas quando CD player está mal fixado, a música ?pula?. Cabos danificados causam chiados, interferências. Por este motivo, os aparelhos de som automotivos também devem passar por um check-up periódico.
Veja abaixo as dicas para que você não fique sem ouvir música no carro durante uma viagem ou ainda durante o engarrafamento da cidade:

CD PLAYERS - Deve-se verificar sua fixação no painel. No caso de aparelhos com painel removível, os contatos devem estar limpos. Se existirem problemas de leitura de CDs de música, leve a uma a oficina de manutenção credenciada da marca para realizar limpeza de unidade óptica e ajuste do aparelho.

MONITORES E DVDs­ - Para evitar problemas com as pilhas, evite deixar os controles e os fones expostos no sol ou em altas temperaturas. Limpe a tela do monitor com um pano macio levemente umedecido. Verifique se os discos de DVD estão limpos e sem riscos. Outra dica é não assistir a filmes com o carro parado: a bateria se esgota. É recomendado fechar o monitor sempre que o aparelho de DVD não estiver em uso.

ALTO-FALANTES - Use telas protetoras: os alto-falantes estão sujeitos a impactos e umidade. As telas do subwoofer, que é instalado no porta-malas, precisam ser reforçadas (ferro ou acrílico). Dessa forma, subwoofer estará protegido contra impacto de bagagens e malas.

AMPLIFICADORES - Devem estar instalados sempre em locais ventilados e bem fixados com proteção contra choques de outros objetos. A carcaça do amplificador deve ser limpa com pano seco pelo menos uma vez por mês.

CABOS E FUSÍVEIS - Os cabos de contato e conectores RCA devem ser verificados: eles podem estar oxidados ou quebrados. Porta fusível e os fusíveis merecerem o mesmo cuidado de cabos e conectores. Se estiverem oxidados, uma boa limpeza resolve. Já os cabos, se estiverem quebrados, devem ser trocados.

BATERIA - A vida útil de uma bateria é, em média, de três anos O uso de ar-condicionado, som pesado, carregador de telefone celular diminui a vida útil do componente. Se a bateria estiver com três anos ou mais de uso, é interessante substituí-la por uma nova para garantir a tranqüilidade da viagem.

DICA - Procure compartilhar a potência do alto-falante com a potência do amplificador. Um alto-falante de baixa potência ligado a um amplificador potente irá queimar. Assim como o som de um alto-falante muito potente ligado em um amplificador de baixa potência não terá qualidade. Saiba o nível de THD (Distorção Harmônica Total) de seu amplificador. É aceitável em um sistema de som distorções de 5 a 10%. O excesso de distorção poderá acarretar a queima do alto-falante.

© Todos os direitos reservados