Autoamurel

Pesquisa


Busca avançada


Dicas automotivas

Cuidados para comprar um seminovo

Documentação - Cheque a autenticidade dos documentos, conferindo placa, número do chassi, nome do proprietário, entre outros. Exija documentos originais, sempre. Certifique-se se, no documento, constam "Alienação Fiduciária" , "Reserva de Domínio" ou, ainda, se é financiado, o que indica que ele pertence à financeira. A expressão "Sem Reserva" indica que não há impedimentos à transferência da propriedade do veículo.

Placa - A partir da placa, confira se o carro está licenciado em seu município. A transferência de veículos de outras cidades incorre em custos, prazos esticados e burocracia.

Compare o número do chassi - Gravado perto do motor, nos vidros e na carroceria - com o do certificado do veículo. Os números e letras da gravação na chapa devem estar alinhados, com espaços regulares e contornos uniformes.

Detran - Entre em contato com o Detran de sua cidade para checar o histórico do veículo. De posse do número do Renavan e placa do carro, é possível ter acesso a eventuais multas e bloqueios de IPVA ou informações sobre alienação e roubo.

Perfil do veículo - Observe o perfil da lataria para avaliar se existem peças desalinhadas ou amassadas. Procure olhar o carro sob luz forte ou luz do dia. Mudanças de cor na lataria e respingos de tinta nas borrachas e frisos indicam que o carro já passou por serviços de funilaria e pintura. Procure por pontos de ferrugem nos vincos e dobradiças.

Direção - Esteja atento aos pedais, alavanca de câmbio e volante. Peças com revestimento muito desgastado podem denunciar uso severo e, talvez, uma quilometragem muito além da divulgada pelo anunciante.

Segurança - Verifique os equipamentos obrigatórios de segurança. Estepe, macaco e chave de roda, triângulo de sinalização, extintor de incêndio, cintos de segurança, etc.

Mecânica - Tente obter o aval de um especialista ou mecânico de sua confiança em relação à mecânica. Caso não seja possível, não se desespere. Siga algumas dicas básicas para ter certeza de que está comprando um bom carro.

Motorização - Observe o motor, sempre atento a vazamentos ou acúmulo de óleo na superfície. Verifique a coloração da água no vaso de expansão do radiador. É importante notar se existem sinais de ferrugem ou óleo na água, pois apontam problemas mais graves. Cabos e mangueiras ressecados ou emendados são comuns em carros seminovos. Não deixe de checá-los.

Ruídos - Ligue o motor sem acelerar, aguardando alguns segundos em marcha-lenta. Ruídos ?metálicos? podem denunciar empenos, folgas ou problemas mais graves em peças internas. Acelere aos poucos, progressivamente, sempre atento ao surgimento de barulhos anormais. Verifique o escapamento em busca de sinais de óleo ou fumaça. Tente fazer um test-drive no carro, sempre atento ao desempenho e à dirigibilidade.

© Todos os direitos reservados